Pular para o conteúdo principal

Como Centralizar Include e Exclude List para Unix e Linux no NetBackup

Até muito recentemente, o gerenciamento de include list e exclude list do Netbackup para máquinas rodando Unix e Linux era feito através de adição de entradas em arquivos localizados client a client. Após a versão 6.5.3 do NetBackup a Symantec liberou utilitários que permitem que isto seja feito centralizadamente, não necessitando mais que editemos arquivos client a client para incluir nossa lista de arquivos (Include e Exclude). Vejam que isto só é possível depois da versão 6.5.3, antes disto ainda temos que editar os arquivos de inclusão e exclusão.

Como fazer ?

Existem dois comandos que irão nos permitir executar estas ações. São eles: BPGETCONFIG e BPSETCONFIG.

O BPGETCONFIG funciona como um "importador" de informação das listas de include e exclude list dos nossos clients de backup. A sintaxe é bastante simples e temos somente dois qualificadores para este comando (-i para include, -e para exclude).

Ex.:
"bpgetconfig -e filename client [policy [schedule]]"


Este comando acima irá importar as configurações existentes no arquivo exclude_list do client e gravar ele no local onde você designou pelo . Os outros ítens (policy e schedule) são opcionais e servem somente se você criou exclude lists exclusivas para uma política ou schedule.

Ex.:
"bpgetconfig -i filename client [policy [schedule]]"


Este comando acima irá importar as configurações existentes no arquivo include_list do client e gravar ele no local onde você designou pelo . Os outros ítens (policy e schedule) são opcionais e servem somente se você criou exclude lists exclusivas para uma política ou schedule.


Uma vez que tenho os arquivos de include e exclude em mãos, posso setá-los também diretamente utilizando o comando BPSETCONFIG

Ex.:
"bpsetconfig -i filename client [policy [schedule]]"


Este comando acima irá gravar as configurações de include_list no arquivo /usr/openv/netbackup/include_list do client setado. O aqui serve para você definir quais são as entradas do include list.

Ex.:
"bpsetconfig -e filename client [policy [schedule]]"


Este comando acima irá gravar as configurações de exclude_list no arquivo /usr/openv/netbackup/exclude_list do client setado. O aqui serve para você definir quais são as entradas do exclude list.


Pessoal, este texto acima é uma tradução do documento 316533 da Symantec que pode ser baixado através do link (http://support.veritas.com/docs/316533)

Agradeço especialmente ao Kleber Saldanha (Klebão) que foi quem passou esta dica.

Bom trabalho à todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos de Backup - Vmware ESX

Tenho visto muita gente com dúvidas de como fazer backup de servidores Vmware ESX ou de suas máquinas virtuais. Existem 03 métodos que vou citar aqui. Método 1 - Backup via agente instalado no Service Console Não são todos os softwares de backup do mercado que possuem agentes para serem instalados no Vmware (Service Console) mas todos os líderes de mercado já dispõem deste recurso. O agente a ser instalado nada mais é que um agente Linux (RedHat....por que será ??) que coloca o Vmware na posição de um cliente Linux de backup. A partir deste momento o backup da console acontece como qualquer backup de Linux. As máquinas virtuais serão backupeadas por inteiro, ou seja, não se consegue granularidade de backup através deste método. O que será copiado será todo o arquivo .vmdk que diz respeito a máquina virtual inteira. Este método não se aplica quando precisamos fazer restore de um único arquivo dentro de uma máquina virtual, justamente por não termos a granularidade no backup e por conse

Como Criar uma VPN no ISA Server 2006

Algumas vezes precisamos muito de determinados arquivos que estão dentro da rede da empresa e acabamos ficando na mão porque nossa empresa não dispõe de um SharePoint ou mesmo um aplicativo que rode totalmente na web. O acesso de fora utilizando o outlook e não o Webmail também é uma chateação pois exige configuração de acesso RPC via HTTPS, certificados válidos ou não válidos e por aí vai a brincadeira. Se você não quer ficar batendo a cabeça e quer disponibilizar todos estes acessos à sua empresa faça o seguinte. Abra o gerenciador do ISA, escolha a opção Virtual Private Networks (VPN) e clique na opção "Configure Address Assignment Method. Esta opção permite dizer de onde veem as conexões VPN , como serão autenticados e que endereço IP os clientes VPN irão receber. Na aba "Access Networks", escolha a sua placa de rede externa, em "Address Assignment" escolha a opção DHCP se o seu ISA tiver uma "perna" para cada lado (Rede Interna e Rede Externa) ou

Postar Fotos na Web... Picasa neles !!!

Se você é como eu que adora bater uma foto de algum lugar novo onde está indo e já está preocupado com a quantidade de fotos guardadas no micro, calma, existe uma maneira bem legal de fazer um backup das suas fotos na internet e ainda poder acessá-las a qualquer momento com um simples browser. Além disto, você poderá tornar suas fotos públicas ou não e compartilhá-las somente com quem quiser.  Vou dar umas dicas de como fazer para salvar suas fotos na Internet.  1 - Baixe o software Picasa do endereço a seguir (  http://picasa.google.com.br  ) 2 - Instale o Picasa. A instalação é muito simples, basta ir dando avançar até que finalizem as perguntas. (chega ser chato de tão fácil). 3 - Depois de instalado, o Picasa irá iniciar perguntando se você quer que ele procure imagens no computador inteiro ou se somente nas pastas meus documentos, minhas imagens e área de trabalho. Se você salva suas imagens em uma destas pastas, recomendo usar a segunda opção, caso contrário deixe que o Picasa lo