Pular para o conteúdo principal

Armazenamento... O espaço é o limite !

Cada vez mais vemos unidades de discos rígidos, os chamados HD's (Hard Disk em inglês) com capacidades jamais sonhadas a alguns anos atrás. Lembro bem quando comprei meu primeiro computador, era uma DLC 40Mhz com disco de 240MB e 4MB de memória RAM. Era um sonho na época. Lembro também que para adicionar mais 4MB de memória era necessário desembolsar mais de 400 dólares e aguardar um tempão pois ninguém tinha o produto em estoque.

Hoje, qualquer computador básico vem com 256MB de memória RAM e um HD de 40GB, sem falar em gravador de CD's ou DVD's que já viraram comodities dos micros populares.

Mas o que me espanta mesmo foi a velocidade de como as unidades de armazenamento aumentaram sua capacidade. O tal do HD de 240MB que era um ótimo tamanho em 1994 hoje não serviria nem para instalar o Sistema Operacional, genéricamente falando, e as unidades de fita que existiam neste mesmo ano eram as fitas de rolo que também não guardavam muito mais que 500MB ou as primeiras unidades de fitas DAT que surgiam pelo país. Gigas ??? o que é isso.
Esta esfera somente foi dismestificada no Brasil depois de 1995...1996 quando a tecnologia começou a chegar um pouco mais facilmente.

Devagar as unidades de armazenamento começaram a ficar maiores em capacidade e menores em tamanho. Porém, quem não lembra dos velhos discos Quantum BigFoot de 1,6Gb ?? Eram uns bolachões que depois de alguns anos de uso travavam na inicialização pois o motor do HD não aguentava mais rodar todos aqueles enormes discos magnéticos.

E como num passe de mágica começaram a aparecer os HD's de 4, 8, 10...20,40,80GB ufa.... até que chegamos hoje 10/2007 com discos de 1TB. Você deve estar pensando, ele deve ter errado na digitação. Um Terabyte ? Sim, hoje já temos discos Sata II com capacidade de 1TB de armazenamento. O custo ? Pouco mais de 1700 Reais. Isto nos dá uma média de 0,0017 centavos por MB armazenado. Ah se existisse isto em 1994, como seria legal...

E as unidades de fita ? Estas também deram um salto tecnológico gigantesco. Lembro bem quando as unidades de fita DAT de 4GB eram o xodó dos administradores de backup. Aí começaram as AIT's, ADIC, Travan, 3570, DLT, LTO... são tantas que é até difícil de lembrar de todas.

Em 1998 o supra sumo das unidades de fita eram as unidades de fita DAT de 40/80GB. Eram unidades fitas bastante confiáveis e com uma capacidade de armazenamento significativa para época. Atualmente temos as unidades LTO-4 com capacidade de 800/1600GB. Como já temos discos de 1TB nada mais normal que uma unidade de fita que também suporte 1TB.

Não sei onde isto tudo vai parar mas como cada vez mais precisamos de espaço e mais espaço acredito que a lei de Moore vá se perpetuar pois o mercado continua apresentando os resultados esperados pelo fundador da Intel, onde a performance e a capacidade de armazenamento dobram a cada 18 meses. Alguns dizem que a lei está para cair por terra mas fazem 40 anos que ela sobrevive, e eu, acredito que ainda vá durar uns bons anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netbackup Status Code

Veritas Status Codes and Messages Retirado de http://www.mwalters.com/CLIC/Configs/Veritas_Status_Codes.htm Status Codes Status Code: 0 Message: the requested operation was successfully completed Explanation: There were no problems detected with the requested operation. Recommended Action: None, unless this was a database backup performed through a database extension product (for example, NetBackup for Oracle or NetBackup for SQL Server). In those instances, code 0 means the backup script that started the backup ran without error. However, you must check other status as explained in the related NetBackup manual to see if the database was successfully backed up. Status Code: 1 Message: the requested operation was partially successful Explanation: A problem that may require corrective action was detected during the requested operation. Recommended Action: Check the All Log Entries report and also the progress log (if there is one). Some of the problems that can show up under Status Code ...